sábado, 15 de junho de 2013

Dicas Culinárias - Como fazer Queijo Ricotta



Já à uns dias resolvi que queria participar num concurso onde o tema é maracujá, e lembrei-me de uma receita fantástica onde este fruto iria ficar divinal!

Mas havia um problema. Um dos ingredientes que é preciso para a confecção é o queijo Ricotta, e como a receita leva bastante tempo a fazer, ou seja, é feita em duas partes (por exemplo a primeira num dia e a segunda no outro), e eu queria fazer a primeira parte ontem, para repousar durante a noite e acaba-la hoje.

Procurei nos supermercados que tenho perto de casa e não encontrei o dito queijo. E lembrei-me que o podia fazer, e assim foi, descobri que é extremamente fácil, rápido e que não dá trabalho nenhum, e melhor é que é praticamente feito com ingredientes que temos sempre em casa!

Aqui fica a forma de o fazer, podem usar quando não vos apetecer sair de casa apenas para comprar o queijo ou até se não o encontrarem nos vossos supermercados locais.

Esta receita dá aproximadamente duas chávenas de queijo, eu só fiz metade, porque estava com medo que não funcionasse.

Ingredientes:

1 litro de Leite Gordo - muito importante
2 Iogutes Naturais
6 colheres de sopa de Vinagre
1 colher de Sopa de Sal
1 Pano Limpo

Preparação:

Colocam-se todos os ingredientes numa panela em lume médio/brando mistura-se tudo levemente, e deixa-se ferver por 1 a dois minutos ou até a mistura ficar totalmente coalhada.

Em seguida verte-se a mistura para um passador forrado com o pano e deixa-se escorrer durante 15 minutos.

E está feito!

Uma dica importante é que se pode aproveitar o soro do leite, pode-o colocar em frascos, deixar arrefecer bem e depois até congelar, assim aproveitando-o para servir de coalho quando precisar de fazer novamente queijo!

Quando fizerem digam-me como correu! ;)

Enjoy :)

4 comentários:

  1. Sempre pensei que os queijos fossem difíceis de fazer, mas pelos vistos é muito simples :D
    Beijinhos e bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Mafalda. Acho que também depende dos queijos, este é bastante fácil.
      Eu tinha exactamente a mesma ideia que tu, que iria precisar de horas na cozinha, paciência, etc.
      Mas foi mesmo fácil! :)
      Logo vou publicar a minha receita onde usei este queijo! ;)
      bjinhos

      Eliminar
  2. Pois que vou tentar fazer Nuno :) também tinha ideia que não era nada fácil e bastante demorado até fazer queijo.e este em particular e realmente difícil de encontrar em qq supermercado. Obg pela dica ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é Beta, é mesmo muito fácil, até fiquei com cara de parolo quando vi que aquilo ficou num instante, tem mesmo de ser é leite gordo! Eu vou fazer uma tarte de Ricotta e Maracujá, já fiz a base ontem com o queijo que fiz e ficou perfeito e hoje vou fazer a cobertura. Logo quando acabar ponho aqui tudinho passo por passo! Quando mais Ricotta precisares mais leite precisas também, porque reduz imenso!
      Beijus e obrigado pelo comentário! :)

      Eliminar

Obrigado pela sua visita ;)

Espero que goste e que volte mais vezes ;)

=*